Aneurisma e anabolizantes
🩺 Bom dia! Em meio à rotina, perdemos a conexão com nossa essência e a grandiosidade. Precisamos nos reconectar, ser agentes de mudança e inspiração. Cada passo e palavra importam. Boa leitura.
Destaques da edição:
🔥 Novo hormônio para perda de peso?;
🎹 Luva robótica e piano;
🧠 Massa magra e Alzheimer;
— Nota do editor
Influência do hormônio GDF15 no controle metabólico
CIÊNCIA
Pesquisadores descobriram um hormônio com potencial de aumentar a queima de calorias durante a perda de peso, o GDF15.
📈 Qual a relevância desse estudo? A obesidade é uma preocupação global e está ligada a diversos distúrbios metabólicos — incluindo diabetes tipo 2. A descoberta do hormônio GDF15 abre novas possibilidades para ajudar as pessoas a manterem a perda de peso após o fim de uma dieta e também para desenvolver terapias combinadas.
📊 Resultados. A pesquisa mostrou que os ratos tratados com GDF15 continuaram perdendo peso enquanto consumiam o mesmo número de calorias que o grupo controle — este aumento na queima de energia ocorreu em seus músculos, mas não no tecido adiposo.
O hormônio bloqueou a desaceleração do metabolismo que ocorre durante a restrição calórica.
Ainda é necessário confirmar os resultados em humanos e a compreensão de como o GDF15 afeta a queima de energia muscular pode ajudar a explicar por que algumas pessoas têm mais sucesso na perda de peso do que outras.
Luva robótica ajuda pacientes de AVC a recuperarem habilidades manuais
TECNOLOGIA
Cientistas desenvolveram uma luva robótica inteligente que auxilia pacientes que precisam reaprender tarefas manuais após um derrame.
A luva tem sensores táteis, atuadores suaves e inteligência artificial, proporcionando até mesmo um feedback aos usuários durante o processo de reabilitação 🚀.
💡 Inovador. O AVC é uma das principais causas de incapacidade para adultos na UE. A luva robótica permite que os pacientes controlem a flexão e a extensão dos dedos — exemplo prático é que um paciente pode voltar a tocar piano, por exemplo. A inteligência artificial treinou a luva para reconhecer toques corretos e incorretos em uma música de piano
O protótipo da luva foi projetado como uma luva flexível impressa em 3D, pesando apenas 191g. Com atuadores pneumáticos macios nas pontas dos dedos e sensores táteis, a luva imita os movimentos naturais das mãos e fornece sensações táteis ao usuário
Massa magra e Alzheimer: um motivo pra começar a treinar hoje
CIÊNCIA
Um estudo recente publicado na BMJ Medicine revelou que altos níveis de massa muscular magra podem ajudar a prevenir a doença de Alzheimer 🧠.
Pesquisadores analisaram os dados genéticos, a massa muscular magra, a cognição e os dados de saúde de mais de 450.000 participantes do Biobanco do Reino Unido 🇬🇧.
A técnica utilizada chama-se randomização mendeliana. Os pesquisadores descobriram que quanto maior a massa muscular magra e as variantes genéticas associadas, menor o risco de Alzheimer.
📊 Os achados mostraram que a massa magra estava relacionada a um melhor desempenho em tarefas cognitivas, mas essa conexão não explicava o impacto protetor da massa magra no desenvolvimento do Alzheimer.
🧐 Por que a massa muscular magra pode proteger contra o Alzheimer? As células cerebrais doentes em todas as demências, incluindo o Alzheimer, apresentam disfunção mitocondrial grave — isso ocorre quando os neurônios não conseguem produzir energia suficiente para funcionar ou se manter viáveis devido a qualquer doença que cause demência.
A disfunção mitocondrial também é observada na perda de massa muscular, já que as células musculares não conseguem absorver o suficiente. A massa muscular magra é um indicador de uma função mitocondrial saudável.
Limitações deste estudo. Neste estudo, os pesquisadores analisaram apenas a massa muscular magra — existem outros fatores a serem considerados.
A morte de Joesthetics e os riscos associados aos anabolizantes
SOCIEDADE
O influenciador fitness Jo Lindner faleceu após sofrer um aneurisma — que pode ter sido causado pelo uso de anabolizantes. Seu último post no Instagram revelou que ele retomou o uso de testosterona após um período de pausa.
O uso de anabolizantes pode trazer sérias complicações para a saúde, incluindo o risco de aneurismas e AVCs. Essas substâncias têm sido associadas a problemas cardiovasculares, como o enfraquecimento dos vasos sanguíneos, aumento da pressão arterial e maior resposta cardíaca ao estresse.
🧠 Anabolizantes também prejudicam o cérebro. Um estudo associou o uso prolongado de esteroides anabólicos androgênicos (EAA) à diminuição dos volumes cerebrais. Levantadores de peso que usaram EAA por mais de um ano tiveram menos matéria cinzenta, menores volumes corticais e putâmen e córtex mais fino no cérebro 📉.
Os esteroides anabolizantes entram no cérebro e se ligam a receptores androgênicos, causando diversos efeitos negativos. A formação de beta-amiloide, estresse oxidativo e efeitos cardiovasculares na circulação cerebral são alguns dos possíveis impactos.
🌪️ Tour de headlines
💰 Ministério da Saúde amplia orçamento para saúde mental - R$ 200 milhões
🔨 STF - negociação sindical para piso da enfermagem no setor privado
🧬 The DNA news
Por hoje é só! Estaremos de volta terça-feira, às 07:07 — como sempre. Até semana que vem!
🚀 Quer ser um anunciante? Clique aqui.
📈 Gostou (ou não) da edição de hoje? Conta pra gente.
🤯 Erramos? Onde?